15 Invenções Curiosas

01
ioiô nasceu nas Filipinas no século XVI como uma arma? Ele pesava dois quilos e sua corda tinha seis metros. Louis Marx transformou o ioiô num brinquedinho em 1929.
02
Em 1966, a inglesa Mary Quant inventou a minissaia. Logo, viriam as piadas. Dizia-se que a minissaia era como cerca de arame farpado. Protege a propriedade, mas não tira a visão.
03
O primeiro supermercado surgiu nos Estados Unidos em 1879. Mas os carrinhos de supermercado só forma aparecer no ano de 1937.
04
motorzinho dos dentistas foi inventado em 1872 por Morrison. Era um motor a pedal. O motor elétrico e seu barulhinho torturante apareceram em 1899.







05
A primeira escova usada para limpar os dentes apareceu na China, em 1498, mas suas cerdas eram feitas com pêlos de porco. Mais tarde, estes foram substituídos por pêlos de cavalo. Foi em 1938 que Du Pont desenvolveu as cerdas de náilon usadas hoje em dia.
06
Mesopotâmia, atual região do Iraque, artefatos de folhas de palmeira, pluma ou papiro protegiam a cabeça dos reis contra o sol. Isso há 3400 anos. Raramente chovia por ali. Em 1786, os ingleses começaram a sair às ruas com os guarda- chuvas 
07
chupeta foi inventada por um médico russo, Stoitchcovsky, na antiga União Soviética. Ele não suportava o choro constante da sua filha, Katerínikoskitóva, e aperfeiçoou um método de silenciamento que ele conhecera quando trabalhava na KGB (ex-agência de inteligência russa). Como não queria matar a sua própria filha, que apesar de chata era muito amada, trocou o ferro derretido por plástico e meteu-o na boca da bebê. Como isso funcionou na perfeição, Stoitchcovsky adaptou a chupeta (como ficou conhecido o instrumento silenciador de crianças) e fez com ela um instrumento de alimentação (já que a criança chorava quando lhe tiravam a chupeta para comer). Stoitchcovsky só não ficou milionário com esta sua invenção porque tudo na época era controlado pelo Estado e eles assumiram a patente da chupeta e do biberão. Isso era tão útil que até os Estados Unidos incorporaram a chupeta e o biberão no seu país, mas fingiram que foi uma criação norte-americana para não admitirem a utilização de um instrumento soviético nas suas crianças.
08
A origem dos símbolos do homem e da mulher nasceu da mitologia grega. O circulo com a cruz representa o espelho de Afrodite (Vênus), símbolo da mulher. O círculo com uma flecha dirigida para o alto representa o escudo e a lança de Ares (Marte), símbolo do homem.
09
holografia é uma técnica fotográfica que registra em três dimensões qualquer objeto. Foi inventada em 1948 pelo físico húngaro Dennis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel de física em 1971.
10
As bermudas nasceram nas ilhas Bermudas. Na década de 1930, o arquipélagos Bermudas, no Caribe, era uma balneário muito procurado para as férias. Só que as leis locais proibiam que as mulheres andassem com as pernas de fora. Para não derreter no calor, elas passaram a usar shorts que chegavam quase ao joelho.
11
Quem inventou as férias foi um norte-americano chamado John Silvy, que era empregado de limpeza do Senado Americano em 1835. Ele estava cansado de trabalhar tanto e resolveu aproveitar o fácil acesso que tinha às gavetas dos senadores (precisava de limpar tudo, logo, tinha uma chave para tudo) para falsificar um pedido de votação para uma lei que garantiria aos trabalhadores um período de descanso (até então, não existia esse conceito entre os empregadores). A lei foi aprovada, pois John já sabia de antemão em que local ficavam as leis que eram aprovadas e as desaprovadas (os senadores não liam nada, apenas seguiam o que estava pré-definido pelo presidente). Apesar do susto, após terem descoberto a asneira que tinham feito, os senadores não tiveram escolha pois não era possível voltar atrás numa lei que tinha acabado de ser aceite por unanimidade. A partir daí, o mundo imitou os Estados Unidos e esse período de descanso passou a vigorar em quase todo o planeta. O termo “férias” surgiu porque John, espertamente, colocou no seu “projeto lei” que os funcionários no período de descanso continuam a receber a féria do mês. Como o descanso era em dois meses, seriam duas férias. Os empresários ficaram com tanta raiva que, jocosamente, passaram a chamar isso de “férias imerecidas” e, mais tarde, por preguiça, apenas de “férias”. Com o tempo, o termo tornou-se sinónimo desse período de descanso.
12
Havia um condimento já bastante popular em Minorca, uma das ilhas Baleares, no mar mediterrâneo, no começo do século XVIII. Depois da batalha no Porto de Mayon, o duque Richelieu voltou à França em 1756 com a receita do molho de creme e ovos. Ele batizou a mistura de “molho de Mayon” e pediu ao seu chefe de cozinha que preparasse a receita para um banquete que comemoraria a vitória contra os ingleses. Como o chefe não encontrou o creme, substituiu-o por óleo vegetal. Bateu bem, acrescentou alguns temperos e estava pronta a mayonnaise. Passou a ser usado como um condimento de alta qualidade reservado para as melhores carnes. Mesmo quando a maionese chegou à América no começo do século XIX, era considerada uma delicada criação francesa e difícil de preparar. Uma novidade ajudou a transformar a fina receita em um popular molho para sanduíches: a chegada do liqüidificador, que simplificou sua preparação.
13
Os primeiros guardanapos tinham o tamanho de uma toalha. Eles eram utilizados pelos egípcios, gregos e romanos antigos para limpar a comida de suas mãos. E, para ajudar na limpeza das mãos durante as refeições de vários pratos que duravam horas, os três povos faziam uso de tigelas para lavar os dedos, que continham água aromatizada por flores e ervas.
Durante o reinado de Tarquinius Superbus, no século VI a. C., sétimo e último rei de Roma, a nobreza instituiu outra utilização para o guardanapo - uma espécie de sacolinha para a comida do cachorro. Já era esperado que os convidados para um banquete embrulhassem delícias servidas à mesa para levar para casa. Ir embora sem levar nada era considerado falta de respeito.

14
A primeira ambulância foi projetada em 1792 pelo barão Dominique Jean Larrey, médico de Napoleão Bonaparte, para retirar os soldados feridos do campo de batalha sem aumentar seus ferimentos, como acontecia nas charretes sem equipamento que antes eram utilizadas. Larrey tinha a fama de ser um cirurgião muito eficiente. Certa vez, durante uma pequena batalha, ele amputou duzentos braços e pernas de soldados sozinho. Juntamente com o médico-chefe do exército francês, Pierre François Percy, Larrey estabeleceu uma equipe de motoristas de ambulâncias composta de cirurgiões de campo e carregadores de maca. Cada divisão era equipada com doze ambulâncias com molas de suspensão. Foram usadas pela primeira vez durante a invasão de Napoleão na Itália, em 1796 e 1797.
15
Segundo diversos hieróglifos egípcios, de 2800 a. C., o aperto de mão era a forma pela qual um deus concedia seu poder a um dirigente terrestre. O verbo dar era representado por uma mão estendida. Os historiadores acreditam que o aperto de mão seria um gesto de boa vontade. O homem primitivo, que andava sempre armado, estendia a mão, vazia, para mostrar armas e desejava a paz.


4 comentários:

Anônimo disse...

Ganhe dinheiro na internet, um dos mais seguros que tem, e pagam em euros, ou seja mais dinheiro.
Cadastre aii
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=madsson
Flw

Anônimo disse...

Puts véio mto legal essas coisas :D

Milton Alves disse...

Legal o post. Muito legal... linkei através do meu blog.
Espero que não haja problema.

bração!

http://postsabeiramar.blogspot.com/2010/09/15-invencoes-curiosas-e-interessantes.html

Abração!

Ana Cavalcantti disse...

Oiii !
Melhor : Férias
Pior : Motorzinho de dentista affffffffff !!!
Beijo

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails